OBJETIVO GERAL
Curso preparado para a formação do gerente comercial estratégico alinhado com o nível de competitividade das empresas. O assunto abordado elucida as decisões do cargo de gerente comercial e aspectos administrativos, mercadológicos que envolvem a implantação de uma excelente estratégia de vendas.

A QUEM SE DESTINA
Gerentes e futuros gestores das áreas comercial das micros, médias e grandes empresas.

ASSUNTOS ABORDADOS
Marketing e Vendas (o âmago da área comercial);
A gerência comercial na organização: suas decisões, papéis e funções;
Definindo a função de trabalho do gerente de produto alinhado a gerência comercial: suas estratégias e sugestões na comercialização de uma linha de produto;
Visualizando as estratégias comerciais modernas: o business-to-business;
Técnicas de negociação para vender melhor o seu produto;
Como planejar serviços eficientes: estratégias de retenção, fidelização e pós-vendas;
Distribuição, Varejo e Trade marketing;
Tipos de remuneração da força de vendas;
Comunicação e vendas;
Novas tendências à gerencia de vendas.

CARGA HORÁRIA
16 horas

METODOLOGIA
Exposição teórica (dialógica), filmes ilustrativos, estudos de casos e debates.

INSTRUTOR
Márcio Augusto M. F. Lanna
Administrador especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Marketing pela UFMG, Mestre em Inovação e Competitividade pela FEAD;
Consultor Organizacional;
Coordenador e Professor Universitário das disciplinas: Logística, Marketing, Gestão Comercial e Planejamento Estratégico.