Falar em liderança é sempre uma questão séria nas organizações e, ao mesmo tempo de grande relevância, tendo em vista os efeitos decorrentes desta eminente capacidade, fruto do exemplo praticado pelos profissionais de comando.

Quando falamos em empresa, estamos falando de cada um dos profissionais que formam o quadro funcional e fazem as coisas acontecerem. Empresa é gente, e você como líder tem um papel fundamental de grande responsabilidade no processo de gestão com as pessoas, que é o de dar bons exemplos ao estabelecer uma meta, ao fazer o acompanhamento, ao dar e receber feedback, ao prestar um atendimento, enfim sua conduta, sua atitude e seu comportamento servirá sempre como um espelho para os profissionais que estão sobre sua liderança, lembrando que o bom líder forma seguidores.

Nossa intenção, na abordagem desse tema é deixar alguns questionamentos que você mesmo, na posição de líder, deve fazer e tirar suas próprias conclusões:

1ª). Como está o relacionamento dos profissionais em sua empresa? Existe atualmente um clima de satisfação, de harmonia, de parceria entre os profissionais? O quer você está fazendo para que isso ocorra?

2ª). Você conversa com os profissionais com relação às atividades que os mesmos estão desenvolvendo no dia-a-dia? Nessa conversa, você tem recebido feedback sobre se gostam do que fazem? Você procura saber se esta ocorrendo algum tipo de duvidas? Se os recursos disponibilizados estão suficientes?

3ª). Você tem recebido reclamações quanto à remuneração dos profissionais?  Está ciente do valor que a empresa paga? Você está por dentro da prática do mercado? Sua empresa tem uma política de remuneração justa e adequada? Você conhece bem os benefícios da sua empresa e os divulga adequadamente?

4ª). Existe em sua empresa um procedimento normativo justo e coerente para promover os profissionais? Esses procedimentos são obedecidos em sua íntegra ou são constantemente atropelados!

5ª). Existe a preocupação da empresa em patrocinar treinamentos periódicos à titulo de aprimorar o conhecimento dos profissionais? Você tem essa percepção e corre atrás ou fica na zona de conforto observando as coisas acontecerem?

6ª) A empresa trabalha com base em diretrizes? Os profissionais têm conhecimento dessas diretrizes?

7ª). Os resultados das diretrizes são apresentados e levados ao conhecimento dos profissionais?

8ª) A empresa estabelece desafios para seus profissionais?  Esses desafios são acompanhados, avaliados e reconhecidos?

Esse é um trabalho de reflexão que devemos constantemente procurar fazer para o bem de todos que estão inseridos em uma comunidade empresarial.

Você é um dos principais responsáveis pelo sucesso ou fracasso da sua empresa. Saia da zona de conforto e movimente-se em prol do melhor para todos, seja um provocador de sucessos e de geração de motivações e alegrias.

Por:

Leandro Queiroga

CO e DC da Towerc.