OBJETIVOS
Formar mentalidades esclarecedoras sobre os procedimentos que norteiam a “Qualidade Total ”
Reciclar / instruir e conscientizar os profissionais quanto a importância, facilidade de implantação, formas de condução dos trabalhos e as ferramentas a serem utilizadas quando da aplicação dos programas de qualidade na empresa;
Promover participação efetiva dos profissionais nos programas de qualidade;
Transmitir aos profissionais formas de fomentar e gerir o processo de normalização da empresa.

A QUEM SE DESTINA
A todos os profissionais que exercem cargos de liderança, Staff e Facilitadores da Garantia da Qualidade.

ASSUNTOS ABORDADOS
Conceito do 5S, sua aplicação, manutenção e os resultados para a organização e seus colaboradores;
O que vem a ser “Qualidade”;
A Qualidade no Passado, Presente e Futuro;
Políticas e Objetivos da Qualidade;
Manual da Qualidade;
Terminologia dos Sistemas da Qualidade;

Os Cinco Conceitos – Chave da Qualidade;
1º A definição das exigências;
2º A conformidade às exigências;
3º O zero defeito;
4º A prevenção;
5º O custo da não-conformidade.

As Ferramentas Básicas para a Resolução de um Problema;
1º Reunião de dados;
2º Histogramas;
3º Diagramas – causas e efeitos;
4º Diagrama de Pareto;
5º Folhas de levantamentos;
6º Gráficos de controle;
7º Diagramas de correlação;
8º Amostragem;
9º Inspeção por amostragem.

Da identificação à Resolução de um Problema;
1º O tratamento de problemas em grupo e suas vantagens;
2º O procedimento em doze etapas;
3º A metodologia para resolução de um problema;

Estudo e Interpretação da NBR 9001 versão 2000.

CARGA HORÁRIA
40 horas

METODOLOGIA
Parte Teórica, Estatística, Estudos de Casos, Dinâmica de Grupo, Filmagens de Procedimentos e Filmes Ilustrativos

INSTRUTOR
Leandro Barroso Queiroga
Diretor Corporativo e C.O. da Tower Consultoria e Assessoria Ltda;
Formado em Administração de Empresas – CRA 13.945/MG;
Pós-Graduado em Administração de Recursos Humanos;
Matemático;
32 anos de experiência na área de Recursos Humanos, sendo 13 atuando em empresas do grupo da Acesita e da Vale e 19 anos como Consultor Organizacional;
Professor Universitário das disciplinas: Consultoria Organizacional; Cargos e Salários I e II, Avaliação de Desempenho I e II, Teoria Geral da Administração I e II e Logística;
Mentor intelectual do Sistema inovador de Gestão com Pessoas nas Organizações, denominado “Gestão da Performance Profissional” que deu origem ao GEPP – Em fase de modelagem e testes.